domingo, 15 de agosto de 2010

O BARÃO DE ARARUNA

Caríssimo amigo Ormuz :

Antes de mais nada, peço-lhe desculpas por não lhe ter dado os meus sentimentos pela perda de sua mãe. É uma grande perda, uma dor muito grande, pela qual, lamentavelmente, temos de passar. Aceite,embora com grande atrazo, meus sentimentos de tristeza.
Parabéns pelas suas crônicas, sobre a Praia da Pipa, em breve coligidas em livro.
Muito interessante e boa sua crônica sobre o Barão de Araruna.Ele era, de fato, irmão de meu trisavô, o Coronel José Ferreira da Rocha (conhecido como Coronel ou Comendador Camporra).
Como eu já lhe disse, a minha avó materna contava-me que, nas festas de Bananeiras , dançava muito com ele , que era o avô de meu avô João Francisco da Costa Cirne , filho de sus filha Maria Magdalena da Rocha Cirne , a Marica.O Bastos o arrola como filho do Barão , o que é erro flagrante.
O Barão era, sim, homem bom e generoso, tendo libertado vários escravos, antes de falecer.
Seu filho, o Comemdador Felinto Rocha, disse, uma vez: " Aqui, em Bananeiras, eu quero, posso e mando".
Todas as informações que eu tenho dele atestam que era homem bom, embora autoritário e " mandão ".
Certa vez, meu primo, filho do Comemdador, José Ferreira da Rocha, foi julgado e condenado à prisão, pelo meu avô paterno, o Juiz de Direito de Bananeiras Dr. Joquim Eloy Vasco de Toledo, que era, também, o pai de minha avó materna, casada com o sobrinho do Comendador.
Valendo-se dos laços de família, o Comemdador Felinto Rocha foi á casa de meu avô, o Juiz, para pedir a libertação do filho.
Meu avô disse,então, a ele: "Comendador,o senhor deveria ter castigado seu filho, emquanto ele era criança. Agora é tarde demais.O Senhor deve,agora,aguentar as conseqüências".
O Comemdador, então, saiu da casa do meu avô, muito bravo e enraivecido
.
Um grande abraço do amigo
Sérgio Cirne de Toledo

31 comentários:

  1. O barão de Araruna, nasceu no município de Picuí, hoje cidade de Pedra Lavrada, ele é irmão do meu tetra avô, que se chama Vicente Ferreira de Macedo, Antonio Ferreira de Macedo e o José estevão da rocha (o barão) que inclusive a cidade de bananeiras deve até hoje um memorial em nome dele. Os arrudas camara com os ferreiras de macedo chegaram em Picuí em 26 de dezembro de 1704, é tanto que em Picuí tem mais de 60 ruas em nome destas famílias. Emfim esta história é muito longa.
    respeitosamente,
    Alzenado Macedo Costa historiador e jornalista (alzenadomacedo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. o barão de araruna e meu quinta avo

    e a sinha moça e minha quarta avo
    sei la se e tatatataravo

    ResponderExcluir
  3. Há tempos estou sem acessar o Computador.Hoje descubro nesta página um parente sanguineo,por ligação com José Ferreira da Rocha Camporra que vem a ser o pai de Justino Alves da Rocha, avô do meu pai Severino Alves da Rocha.Por relatos corretos José F.da Rocha Camporra era irmão de Estevão José da Rocha, Barão de Araruna, pelo menos este de quem sou descendente. Gelza Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou bisneto do Coronel José Francisco da Rocha. E ele tem descendência de paraiba . Gostaria muito de saber se ele era família desse barão de arauna. Se mi ajudar ficarei grato, mi chame no Whatsapp 88994345372 lucas prazer .

      Excluir
  4. Prezados, também sou descendente do Barão de Araruna. Na verdade estou seis gerações depois dele.

    Ao ler os comentários anteriores, fiquei, com duas dúvidas: 1) o nome correto do Barão de Araruna é José Estevão da Rocha ou Estevão José da Rocha; 2) o Coronel José Ferreira da Rocha (Comendador Camporra) é filho ou irmão do Barão de Araruna? Pelas informações que tenho, levantadas pelo meu tio Djalma de Andrade Belo, José Ferreira da Rocha é filho e não irmão do Barão. Inclusive, também sou descendente de José Ferreira da Rocha, estando ele cinco gerações antes da minha.

    Abraço a todos,
    Luís Claudio de Figueiredo
    lcf@cin.ufpe.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas gerações? Pelo amor de Deus, não viaja! Eu sou bisneta e só tenho 56 anos, como você é de uma sexta geração? Do Barão pra cá só existe no máximo quatro gerações.

      Excluir
    2. Falso. De acordo com a minha árvore genealógica, ele era meu quinto avô, sendo minha quinta avó Maria Madalena das Dores. Sou tataraneto da filha deles Guilhermina Clementina Ferreira.
      Sou do RJ e a minha avó era de Bananeiras.

      Excluir
    3. O Major João Francisco da Costa Cirne, faleceu no povoado de Moreno em 15 de maio de 1918, era irmão do Dr. Celso Columbano da Costa Cirne, casou com a filha do Juiz (Desembargador) Dr. Joquim Eloy Vasco de Toledo, Carolina de Carvalho Toledo

      Excluir
  5. Caro parente : O Barão de Araruna se chamava Estevam José da Rocha , era filho de Antonio Ferreira de Macedo e de Anna de Arruda Câmara.Ele era irmão do Comendador José Ferreira da Rocha ( Comendador Camporra ) e não filho.O Bastos , em seu livro , o dá , erroneamente , como filho do Barão.
    Eu sou trineto do Coronel Camporra , que era o pai de minha bisavó.
    Sérgio Roberto Cirne de Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O coronel Camporra era bisavô de minha sogra pois é neta do português Tomascde Aquino Freire de Andrade casado com Anã filha de Comporta por sua vez irmã de Úrsula esposa do comendador Felinto filho do Barão de Arsruna

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O Barão não casou duas vezes.Ao ficar viúvo faleceu cinco meses depois de sua esposa unica em 1874.O Barão de Araruna e sua Prole livro do seu trineto Maurílio Almeida esclarece isso.Camporra era cel da Guarda Nacional mas nunca foi comendador.Comendador da Ordem da Rosas era Felinto Rocha seu sobrinho e genro.

    ResponderExcluir
  8. O Barão não casou duas vezes.Ao ficar viúvo faleceu cinco meses depois de sua esposa unica em 1874.O Barão de Araruna e sua Prole livro do seu trineto Maurílio Almeida esclarece isso.Camporra era cel da Guarda Nacional mas nunca foi comendador.Comendador da Ordem da Rosas era Felinto Rocha seu sobrinho e genro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!Meu pai nunca me falou desse "2°casamento" Imagina que arrumaram até título nobiliarquico para a "pessoa" de onde tiraram que:Rozaura foi "esposa" do Barão? apesar de ser trineta e "bastarda"esse dna corre em minhas veias.Essa não é a história verdadeira.Aristocrata,dona de muitas terras,"baroneza"kkkkkkkkk se por um acaso aparecer algum trineto da filha da Rozaura,eu explico bonitinho a historia sórdida da "filha baroneza" dela,que tratam de esconder, que ninguém sabe.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Na versão de Jean Rocha existe uma informação equivocada.A Baronesa de Mamanguape não poderia ser filhacdo Barão de Araruna e nunca herdar seu título.Chamasse Carmem Freire a Baronesa de Manguape. Nascida no Rio quando conhecê e c

    ResponderExcluir
  11. Nascida no Rio onde conheceu o senador do Império Flávio Clementino da Silva Freire depois Barão de Mamanguape que além de senador foi presidente da Província da Parahyba

    ResponderExcluir
  12. É preciso entender que pelas dificuldades de fontes documentais quem trata desses assuntos corre o risco de cometer equívocos e as corrigendas feitas têm o sentido de colaborar jamais de censurar

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,me o comentário mais existe muitos desencontros nessas informações pricipalmente nos comentários.As pessoas acham que a família de José Estêvão da Rocha acabou!ainda tem muitos descendentes diretos.falar a verdade é uma coisa mais falar asneira para vender livros é outra.É muito chato ler algumas pessoas fingindo ser da família,até "trineto"aparece e pelo que fala percebe-se que é mentira.Se fosse realmente da família,saberiam da "tragédia em que o irmão do barão foi assassinado" por um pião da fazenda em 1914,isso destruiu a minha família.Será que alguém sabe de uma viúva que fugiu com sete filhos anos depois desse assassinato?Eu sou uma das netas dessa viúva,eu sou neta do homem assassinado,eu sim!sou sobrinha neta do barão de Araruna.De repente algum comentário foi até da parte dos descendentes do assassino do meu avô,vai saber!!!Se houver interesse é só pesquisar,vai descobrir que Francisca irmã do do barão,fugiu com esse pião imundo,acarretando toda a desgraça da minha família. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Olá Anísia!
    Como são muitas informações, fico perdida.
    Sou descendente dos Ferreira de Macedo, mas estou tentando encontrar por parte de quem. Sei que não é do Barão de Araruna, mas pode ser por parte de algum dos irmãos dele.Tenho muito interesse em saber o que é realmente verdade e o que é apenas invenção.
    Por favor entre em contato comigo pelo meu e-mail: dulce.cristiane@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris você é sim descendente do Barão. A avó do meu pai, mãe do Barão chamava-se Ana Ferreira de Macedo.

      Excluir
    2. Ou melhor, por parte do pai dele. Antônio Ferreira de Macedo.Eu não sei quase nada. Quando eu me lembro da minha avó do meu pai e os irmãos dele, e a cena que minha tia viu,eu choro muito e desisto.

      Excluir
  15. O Barão de Araruna se chamava Estevão José da Rocha.Ele tinha três irmãos : Antônio Ferreira de Macedo ( mesmo nome do pai deles ) Vicente Ferreira de Macedo e José Ferreira da Rocha , conhecido como Coronel Camporra .Este último era o meu trisavô.

    Sérgio Roberto Cirne de Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Eu fiz confusão com o 1° nome.Não sei nada sobre Camporra,meus tios irmãos do meu pai era que brincando,imitavam um parente militar com esse nome.Quando eu puder me informo melhor. Mas a tal Rozaura não teve nenhuma filha com o Barão, de jeito nenhum.foi com um dos irmaos dele.Tanto o Barão quanto os irmãos tinham muitos filhos,eram uma familia enorme.Um deles ficou viuvo,todos os filhos já casados.Ele se envolveu com essa Rozaura e tiveram uma filha,a tal Josefa. Se envolveu com um pião e foi deserdada.Anos depois, esse pião veio roubar as terras (que na cabeça dele a mulher tinha direitos) esse maldito pião assassino,matou a tração com uma facada o meu avô, o pai do meu pai.Deixando a minha avó viuva e com 7 crianças,uma dessas crianças era o meu pai.

      Excluir
    2. O que eu preciso saber é;você diz que é tetraneto do camporra, sería sería neto da (Josefa, filha da Rosalva? Se for lamento informar que sua avó (josefa) foi a desgraça da minha familia,foi essa infeliz que se envolveu com um ex pião da fazenda, que tinha sido demitido exatamente por se engraçar com a filha do patrão. A infeliz ajudada pelas cozinheiras fugiu com o lixo do peão e foi deserdada. Anos depois a poeira baixou, ficou tudo bem. Mas o maldito peão ex empregado, agora marido da maldita desclassificada, resolveu roubar as terras, meu avô foi informado pelos camponeses.Foi lá com os camponeses arrancar a cerca que o ladrão tinha colocado. O ex peão pobre miserável de olho grande, invejoso que sujou o sobrenome se atrevendo a se meter com o que não era para o bico dele, como se não bastasse ter tido o atrevimento de se envolver com a sobrinha burra do Barão,como minha familia, tinha um bom coração, aquele lixo confundiu achou pouco, resolveu roubar as terras. Assassinando à facadas, pelas costas covardemente o meu avô, que tinha 7 filhos o mais novo era meu pai, e tinha 2 meses de vida. Minhas tias, meus tios ainda criança, seguiram a mãe que foi avisada pelos empregados, que meu avô tinha sido esfaqueado pelo ladrão marido da sinha Josefa, que fugiu. Você tem noção do que seja,imagina a cena dos meus tios presenciando os ultimos suspiros do pai ensanguentado, como se sentiram como dormiram a noite com essas imagens, minha tia Amália tinha pesadelos terríveis. Em compensação o maldito mofou na cadeia com os cumplices.A policia procurou como agulha num palheiro. Bom,se voce é tambem é do Estêvão (Barão)eram irmãos eu não tive o prazer de.conhecer meu avô , e meu pai sofria por não ter conhecido o pai, seus irmaos lembravam com saudade,tomara que você não seja neto da Josefa,porquê se for, é também do assassino do meu avô. Se não for, pelo menos conheceu a parte triste da historia. O irmão do Barão foi assassinado,por um ex peão demitido por querer se envolver com a filha caçula do patrão, ajudado pelas cozinheiras convenceu-a a fugir com ele, sujando o nome da familia, anos depois o lixo se achou no direito de assassinar o filho do patrão, por ter sido descoberto roubando as terras. Essa historia de Rosalva rica, filha com direito à titulo, é conversa fiada.

      Excluir
  16. Prezados, estou tentando encontrar informações do meu avós FRANCISCO FERREIRA DE MACÊDO E SEVERINA ALICE DE SOUZA e também dos meus bisavós Paterno - ANTÃO FIRMINO DE MACÊDO E MARIA MADALENA DA CONCEIÇÃO e Materno FRANCISCO BELO DE SOUZA E ROMANA MARIA DA CONCEIÇÃO. Solicito se alguém tiver alguma informação, por favor, envie para o email: adeadv@gmail.com OBRIGADO

    ResponderExcluir
  17. esse era o mesmo Barao de Araruna da novela Sinha Moça que a Globo apresentou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe outro Barão de Araruna, foi uma infeliz coincidência a Globo ter colocado esse nome na novela.
      O barão era bem diferente desse da "Globo"

      Excluir
  18. chocada com os comentários....e boquiaberta com tudo.....a pergunta que fica é :
    ---a globo se baseou em que para fazer aquela história???
    pagou direitos altorais à alguém ????

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde...gostaria de contato com nisinha Freitas.grata

    ResponderExcluir
  20. Olá. Obrigada por saber mais um pouquinho da nossa família paterna. Sou Josenilda Guilherme. Meu avô José Guilherme falava que era sobrinho de Major Felinto de Bananeiras Paraíba. Vô José veio de Bananeiras com doze anos após vingar a morte do pai dele. Após a morte de Guilherme Henrique, minha bisa guardou a rede com as marcas de sangue...aí Maria da Conceição foi morar em Monte Alegre.

    ResponderExcluir