quinta-feira, 26 de abril de 2018

DISCURSO DO ANIVERSÁRIO DE 116 ANOS





Caros amigos, familiares, confrades e convidados. Hoje estamos comemorando os 116 anos de existência, completados no último dia 29 de março, desta que é a mais antiga e ativa Instituição cultural do nosso Estado.  Em mais um ano de luta em prol da cultura, todos os nossos esforços foram direcionados à recuperação e à preservação, tanto do prédio, que por si só, representa a cultura do nosso Estado, como o seu precioso acervo, razão maior de sua existência.

Não é necessário dizer aos senhores as dificuldades que passam aqueles que ousam fazer algo pela cultura neste País. Em nosso Estado, não é diferente. Entretanto, sempre haverão aqueles abnegados que, enfrentando todo tipo de dificuldades, resolvem, movidos por uma força maior, enfrentar esses desafios. Podemos chamar essa força simplesmente de amor à cultura, pois sem esse importante ingrediente nada se consegue.

Muitos ainda pensam que nós, diretores, somos regiamente remunerados. Ledo engano. Nós somos uma entidade privada, sem fins lucrativos, e, desde 1909, reconhecida como de utilidade pública estadual e, posteriormente, municipal e, por extensão, também federal. O presidente e seus diretores são voluntários. Traduzindo o que acabei de falar, além de não sermos remunerados, muitas vezes temos que nos cotizar para realizar alguns pagamentos inadiáveis.