sábado, 23 de março de 2019

ACOMPANHE NOSSOS VISITANTES PELO MUNDO NA ÚLTIMA SEMANA

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
418
França
159
Estados Unidos
23
Rússia
16
Ucrânia
14
Alemanha
9
Angola
6
Região desconhecida
5
Reino Unido
5
Indonésia
2

VISITA DA DIRETORIA DO IHGRN À ESMARN



Memória: Instituto Histórico e Geográfico do RN busca parceria com Poder Judiciário.

Por Robson Pires


A partir de uma reunião realizada hoje (22), o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) pretende formalizar parceria com o Poder Judiciário Estadual, por meio da Escola da Magistratura do RN (Esmarn), para possíveis reedições de obras históricas e jurídicas. A iniciativa tem o respaldo da presidência do Tribunal de Justiça (TJRN).
Há dois livros que estão sendo avaliados para possíveis publicações: Responsabilidade Civil do Estado (1906), de Amaro Cavalcanti, e Erro Essencial de Pessoa (1954), de João Medeiros Filho.
Segundo o presidente do IHGRN, Ormuz Simonetti, a reedição das obras jurídicas é de grande importância para a conservação histórica, muitas delas as quais são base para o Direito brasileiro. “É um clássico que ainda hoje se utiliza aquelas diretrizes. Pelo tempo que foi escrito, ainda serve de base para muitas decisões e situações no presente”, afirma.
Às vésperas da comemoração dos 117 anos de existência no estado, Simonetti ressalta que a instituição busca essas parcerias para continuar cumprindo o papel de responsabilidade social, e manter viva a história da literatura brasileira e norte-rio-grandense.
“Nós somos os guardiões da memória do estado. Guardamos mais de 400 anos de história e documento. Pegamos o período colonial, imperial e republicano. Toda essa documentação se encontra no instituto. Nós temos o primeiro documento jurídico, as Sesmarias [O Regramento Jurídico das Sesmarias], que são as datas de terras; temos todas as partes jurídicas do estado; todas as leis e decretos; está tudo guardado e bem guardado por nós”, destaca.
Estiveram presentes na reunião o diretor da Esmarn, desembargador Saraiva Sobrinho; a coordenadora Executiva, Cristina Leandro; o presidente do IHGRN, Ormuz Simonetti; a vice-presidente Betânia Ramalho e o advogado Armando Holanda.