sexta-feira, 27 de abril de 2018

CEARÁ-MIRIM É GUAJIRU E GUAJIRU É CEARÁ-MIRIM

Guajiru é um termo indígena e remete a um arbusto (Chrysobalanus icaco L.) abundante em regiões litorâneas e tropicais, cujas frutas são comestíveis, sendo mais conhecido por guajuru, porém, houveram diversas grafias ao longo dos séculos.
Antes da chegada dos portugueses no Brasil, no município onde hoje é Ceará-Mirim, havia uma vila indígena chamada Guajiru que ficava no entorno de lagoa de mesmo nome. Além disso, tal nome também era o de um rio (CASAL, 1817).

Figura 1: Guajiru com seus frutos.
Fonte: http://perfectisland.us/BayShoreNativePreserve/bsnpDuneVegetation.html

Segundo Cascudo (1984), em 1607, Jerônimo de Albuquerque concede uma sesmaria, no entorno da Lagoa Guajiru, aos jesuítas com a finalidade de catequizar os índios. Porém, apenas em 1641 (NOBRE, 1971) os jesuítas se instalam, fundando a capela Senhor São Miguel do Guajiru. Dessa forma, a região passou a ser conhecida como Missão do Guajiru (PAULA, 2010).
Em 1759, sob ordens do então rei de Portugal, D. José I, os jesuítas são expulsos e algumas aldeias são elevadas a condição de vila, além de receberem nomes portugueses, ao invés de nomes “bárbaros”, dessa forma, a antiga aldeia Guajiru se torna a Vila Nova de Extremoz, a primeira vila da antiga província do Rio Grande (CASCUDO, 1968).