sexta-feira, 23 de agosto de 2019

No dia 20 de agosto o presidente e a vice-presidente do IHGRN se reuniram com o vice-governador, Antenor Roberto, e o Secretário de Infraestrutura para tratar de demandas da Instituição.




ATESTADO DE IDONEIDADE DE UM DESCONHECIDO



O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte recebeu no dia 05 de agosto de 2019, uma doação do colecionador Ruy Souza e Silva que, em um gesto digno de respeito e valorização da história, reintegrou documentos pertencentes ao seu rico acervo, adquiridos em leilões em São Paulo e os doou à essa Instituição.
Trata-se de 34 documentos de grande importância à história do Rio Grande do Norte, pertencentes à instituição que, foram retirados indevidamente do acervo do IHGRN.
Alguns destes documentos, inclusive, são correspondências endereçadas ao IHGRN, em tempos remotos, ou seja, um atestado inconteste da suspeita que se tem de que várias peças do rico acervo da Instituição tiveram o mesmo destino, qual seja, que lhes foram retiradas de forma criminosa.
Externa-se o agradecimento ao colecionador Ruy Souza e Silva, pelo belo gesto, ao mesmo tempo em que se reitera o agradecimento aos sócios Humberto Hermenegildo de Araújo e Claudionor Barroso Barbalho, que adquiriram, em sebos de Natal, peças pertencentes ao IHGRN e os devolveram à sua origem.
Tem-se conhecimento de que há, em vários estabelecimentos desta cidade, livros e documentos, identificados como propriedade do IHGRN, integrando acervos, sendo exibidos ou comercializados. Espera-se que haja, por parte dos gestores destes locais, a devolução à sua origem, para o que se faz um apelo.
Aguarda-se que mais atitudes como essa possam ocorrer, para que a instituição possa ofertar à população do RN, documentos que enriquecem a história local.