quarta-feira, 9 de julho de 2008

CORAL DOS MENINOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE GOIANINHA-RN E ORQUESTRA DE CORDAS


3 comentários:

  1. Breve Histórico
    CORANGELIS
    Diferentemente da maioria dos Corais, formados por estudantes de classe média e/ou de escolas particulares, O CORAL INFANTO JUVENIL DO MUNICÍPIO DE GOIANINHA ( CORANGELIS ),constitui-se de crianças provenientes de famílias que se encontravam em situação de vulnerabilidade social e retiradas das ruas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, numa parceria entre Governo Federal e Governo Municipal.Desde sua criação, este Coral tem procurado, através da música, devolver a essas crianças a esperança de um futuro melhor, abrindo novos horizontes e resgatando a cidadania, garantindo-lhes educação como base para uma sociedade mais justa e participativa. A dedicação dos aprendizes associada ao esforço dos seus idealizadores vem dando bons resultados. Exemplo disso foram as apresentações no ECONAT ( Encontro de Corais de Natal/RN), nos anos de 2002,2003,2004,2005,2006 e 2007;participação no Nordeste Cantat Internacional na cidade de Maceió/AL nos anos de 2003,2005 e 2007,Participação no III Festival Nacional de Coros Infantis ( GRAN FINALE )em 2004 na cidade de São Paulo e apresentção no Palácio do Planalto em Brasília/DF, sede do Governo Federal, oportunidade em que cantaram para o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva em dezembro de 2004. O Corangelis já recebeu convite para participar do Festival de Coros na cidade do Porto em Portugal nos anos de 2006,2007 e 2008.O seu repertório é constituido de músicas clássicas, folclóricas,sacras e populares. Seu regente é o maestro José Fernandez.Acompanha o coral ao piano o Professor Paulo César. A coordenação é da Profª Ana Maria Barbalho Teixeira.

    ResponderExcluir
  2. Não seria de bom grado informar no corpo do texto a efetiva participaçao da Prefeitura de Goianinha, no que tange ao suporte financeiro para manutenção e preformance do CORANGELIS?
    Ormuz.

    ResponderExcluir
  3. Ao postar o release do Coral informei logo no início que o mesmo pertencia ao Município de Goianinha.Portanto é claro que o nosso gestor o Prefeito Dison é a peça fundamental de todo esse sucesso.Informo também que hoje o município de Goianinha além do Corangelis, tem uma Orquestra Jovem, uma Orquestra de Violinos, o Grupo Batuke, um Grupo de Chorinho e uma Banda Musical em formação que fará sua estréia no desfile de 7 de setembro.Em setembro do ano passado através da lei 960/2007 foi criado a Escola Municipal de Música Maestro Claudionor de Oliveira que passou a funcionar em 03/03/2008Atualmente a escola tem 169 alunos e oferece os seguintes cursos: violão, violino, violão cello, viola,guitarra,teclado, bateria,sax, trombone, trompete, bombardino, clarinete, flauta doce, flauta transversal e aulas de teoria musical.Nossos professores são todos formados em Música com nivel superior pela UFRN.Todos os instrumentos foram adquiridos pela Prefeitura Municipal e a Escola de Música é vinculada a Secretaria Municipal de Educação.

    ResponderExcluir