quinta-feira, 29 de outubro de 2015

INSTITUTO HIST[ORICO E GEOGRÁFICO DO RN.







 INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE
– A MAIS ANTIGA INSTITUIÇÃO CULTURAL DO ESTADO –
       Rua da Conceição, 622 / 623, Centro – CEP: 59025-270 – Natal/RN
CNPJ.: 08.274.078/0001-06  -  Fone: (84) 3232-9728
E-mail: ihgrn1902@gmail.com
 





CONVITE ELEITORAL


A Diretoria do IHGRN comunica ao ilustre associado que no próximo dia 10 (dez) de novembro, a partir das 9h, no prédio da Rua da Conceição, 622, Cidade Alta, CEP: nº 59.025-270, ocorrerá a eleição da nova diretoria para o próximo triênio.
A sua presença será muito importante para respaldar a continuidade do desenvolvimento desta Casa e um incentivo para o prosseguimento das metas administrativas que serão implantadas.
Conforme é do conhecimento geral, somente uma chapa denominada Consolidação fez o registro regular de sua inscrição, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Eleitoral, com a seguinte composição:
DIRETORIA
1.Presidente: ORMUZ BARBALHO SIMONETTI
2.Vice-Presidente: ROBERTO LIMA DE SOUZA
3.Secretário-Geral: ODÚLIO BOTELHO MEDEIROS
4.Secretário-Adjunto: FRANCISCO JADIR FARIAS PEREIRA
5.Diretor Financeiro: AUGUSTO COÊLHO LEAL
6.Diretor Financeiro Adjunto: JOSÉ EDUARDO VILAR CUNHA
7.Orador: ARMANDO ROBERTO HOLANDA LEITE
8.Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu: CLAUDIONOR BARROSO BARBALHO

CONSELHO FISCAL 
1.EIDER FURTADO DE MENDONÇA E MENEZES, Membro titular
2.TOMISLAV RODRIGUES FEMENICK, Membro titular
3.EDGAR RAMALHO DANTAS, Membro titular
4.EDUARDO ANTÔNIO GOSSON, Membro suplente.

Venha votar presencialmente ou envie a sua manifestação por correspondência em envelope lacrado para o endereço acima descrito e valorize o seu Instituto.


Atenciosamente,

A Diretoria.



quinta-feira, 8 de outubro de 2015

IVONE BEZERRA DE SOUZA – PROFESSORA


Gerinaldo Moura da Silva, ocupante da Cadeira número 21 da ACLA.



A professora Ivone Bezerra é natural do município potiguar Pedra Preta, onde nasceu no dia dedicado aos Santos Reis Magos, 06 de janeiro, no ano de 1947. Seus pai é o senhor Luiz Epifânio de Souza, funcionário público municipal e sua mãe, dona Alcina Bezerra de Souza, uma exímia costureira.
Seus primeiros estudos, fez na Escola Isolada Gercina Bezerra, em Pedra Preta, e no ano de 1963, veio com a família morar em Ceará-Mirim, contando nessa época com 16 anos de idade.

Na terra dos verdes canaviais, Ivone que pretendia dar continuidade aos estudos, passou a frequentar as aulas preparatórias ao Exame de Admissão ao Ginásio, com o professor José Tito Júnior. Aprovada, matriculou-se na Escola Normal Ginasial “Dr. Augusto Meira”, que funcionava no prédio do Grupo Escolar Barão de Ceará-Mirim, concluindo esta etapa escolar, no ano de 1966.
No ano seguinte, Ivone frequenta a Escola Municipal de Comércio, onde conclui apenas o 1º ano do Curso Técnico em Contabilidade, transferindo-se para a Escola Normal “Professor José Ivo” onde habilita-se para exercer o Magistério, lecionando para as crianças do Curso primário. Embora sua primeira experiência profissional tenha sido em outra seara, pois trabalhou no 1º Cartório Judiciário de Ceará-Mirim, com o tabelião Leovigildo Cavalcanti de Albuquerque, conciliando estudo e trabalho.

Somente em 1971 passa a trabalhar no Instituto Imaculada Conceição, exercendo suas funções na secretaria do citado estabelecimento de ensino, vindo depois seu ingresso propriamente no magistério, sendo a professora responsável numa turma de jardim, e em seguida, foi promovida para atuar na Pré-Escola.
Tendo sido aprovada no Concurso Público Para o Magistério Estadual no final dos anos 60, sendo convocada 02 (dois) anos depois, e em 1970, foi nomeada para trabalhar na Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim.
No mês de dezembro de 1982 Ivone casou-se e desse matrimônio nasceu sua única filha, Ívia Maria de Souza Nascimento, funcionária pública municipal, lotada na Secretaria Municipal de Defesa Social, sendo Guarda Municipal
O ano de 1986 marcou a vida de Ivone com dois acontecimentos: o nascimento de Ívia Maria, e sua conclusão no Curso de Especialização em Educação Especial para Professores Atuantes na Pré-Escola para Excepcional.

Na Escola Estadual barão de Ceará-Mirim, existiam alunos com necessidades especiais, em turmas classificadas como “Treináveis” e “Educáveis”, muito tempo antes de surgir a APAE em nossa cidade. E as professoras destes alunos eram preparadas em cursos oferecidos pelo Governo do Estado, sendo a escola pioneira na inclusão de alguns desses alunos nas turmas dos ditos “normais”.
Após 25 anos lecionado na mesma escola, a professora Ivone bezerra de Souza se aposenta, depois de ter prestados um grande serviço ao magistério de nossa cidade, sempre com dedicação, amor e paciência, esforçando-se para que seus alunos pudessem ter o melhor.
Mesmo aposentada, Ivone continuou ligada ao Magistério, dando aulas de reforço para os alunos que tinham dificuldades na aprendizagem, em sua própria residência, sem nunca ter deixado o saudável hábito da leitura, que continua sendo o seu passatempo predileto.