A Academia
Cearamirinense de Letras e Artes "Pedro Simões Neto" - ACLA convida
todos os cearamirinenses, em especial os seus amigos, aqui neste Facebook, para
a cerimônia de Posse dos novos Acadêmicos, que ocorrerá hoje, às 19:00 horas,
na Estação Cultural Prefeito Roberto Pereira Varela.
terça-feira, 5 de maio de 2015
sexta-feira, 24 de abril de 2015
O CRIATIVO FIDALGO
Tomei emprestado o título
desta crônica ao espanhol Miguel de Cervantes, em seu precioso livro Don
Quixote de La Mancha, primeira edição de 1605: El ingenioso hidalgo Dom Quijote
de La Mancha. Creio poder estabelecer algumas similaridades nesse processo metafísico
de romancear a história humana, entre Pedro Simões Neto e Cervantes em sua
maneira de escrever sempre girando em torno da crítica, da emoção, da natureza,
do passado, do presente, do ideal e o real na sociedade contemporânea.
A existência do entrelaçamento de ficção e realidade contidos em seus livros,
tinge de tons, sons, gorjeios, cantos e muita criatividade nos diálogos
existentes entre humanos e bichos, no que muito fortalece a intrínseca simbiose
entre esses seres vivos criados por um Ser unigênito. Pensantes, esses
personagens travestem-se de minuciosas habilidades que dão ao leitor a magia, a
graça e a conceptualização de um curioso mundo paralelo, sincrético,
espiritual, todavia conflituoso, polêmico, competitivo, atemporal.
Embora tenha lido outros livros de Pedro Simões Neto, faço destaque especial “A
Quinta dos Pirilampos”; a leitura traduz de maneira lúdica, a convivência
harmoniosa em um mundo de seres imaginários que estabelecem um triálogo entre
vários atores: pessoas, bichos, espíritos, vermes, insetos, pássaros, advinhas.
Nesse aspecto, há em seus escritos uma mescla genuína da teologia que explica
Deus em sua divina supremacia quando cita a criatura e o criador, no que
recorre também à razão como a reflexão do conhecimento.
Hoje dia 14 de abril de 2015, nosso criativo fidalgo e conterrâneo Pedrinho de
Dr. Percílio como ele gostava de ser chamado, completaria 71 anos. As
lembranças que temos e guardamos dele são as mais idealistas e pertinentes
quando referidas a Ceará-Mirim sua terra amada onde passou a maior parte de sua
vida com sua família e amigos. Mesmo não sendo natural da terra dos verdes
canaviais, sempre pensou em dar a essa doce terra um status diferenciado à
cidade cuja filigrana de seus escritores, escritoras, poetas, poetisas e
artistas se perderam no tempo. Há mais de 20 anos, tinha em seus sonhos e
propósitos revitalizar a cultura de Ceará-Mirim de modo a enaltecê-la,
despertando a cidade, sua gente, seus artistas a se incluírem e fazer de suas
ideias um fato.
Pertinente se faz salientar sua abnegada luta em idas e vindas à Ceará-Mirim
para reunir amigos e amigas no intuito da criação de uma academia cultural que
reunisse em seu eixo principal tudo que uma cidade precisa ter e mostrar como
usos e costumes (dotes culturais enraizados, não visualizados, outros latentes
ou aflorando-se).
Pedrinho sabia da grandeza desse relicário guardado,
protegido, pouco identificado, mas existente.
Nesse solo fértil banhado pelo rio Ceará-Mirim ou Rio dos Homens, jogou a semente que germinou, cresceu, floresceu dando o fruto que se abriu doce como o mel dos engenhos, manso como as águas da praia de Muriú, cristalino como a água do velho Diamante bebida a sorvos, e sob a contemplação dos verdes canaviais. Assim nasceu a Academia Cearamirinense de Letras e Artes, obra prima de um homem que sempre acreditou em possibilidades, em sonhos, em trabalho dividido, em compromissos firmados.
Nesse solo fértil banhado pelo rio Ceará-Mirim ou Rio dos Homens, jogou a semente que germinou, cresceu, floresceu dando o fruto que se abriu doce como o mel dos engenhos, manso como as águas da praia de Muriú, cristalino como a água do velho Diamante bebida a sorvos, e sob a contemplação dos verdes canaviais. Assim nasceu a Academia Cearamirinense de Letras e Artes, obra prima de um homem que sempre acreditou em possibilidades, em sonhos, em trabalho dividido, em compromissos firmados.
Ao amigo Pedro Simões Neto, advogado, escritor, pintor, poeta, devoto de Nossa
Senhora da Conceição, apaixonado por Ceará-Mirim e criador da ACLA, licença
para usar o seu slogan: CEARÁ-MIRIM TEM JEITO!
Maria
das Graças Barbalho Bezerra Teixeira
Natal, 14 de abril de 2015
Natal, 14 de abril de 2015
quarta-feira, 15 de abril de 2015
A CASA GRANDE DO BARÃO DO CEARÁ-MIRIM
Jeanne Fonseca Leite Nesi
Publicado em “O Poti”, edição de 04 de agosto de 1991
A antiga casa-grande do barão o Ceará-Mirim está localizada em terras da Usina S. Francisco ex-engenho do mesmo nome, nas proximidades da cidade do Ceará-Mirim atualmente, pertence a Companhia Açucareira Vale do Ceará-Mirim.
Residência senhorial, edificada em meados do século passado, conforme indica a inscrição existente na sua fachada: 1857. Seu primeiro proprietário foi o Senhor-de-Engenho Manoel Varela do Nascimento, Barão do Ceará-Mirim.
Manoel Varela do Nascimento, filho de Filipe Varela do Nascimento e de D. Teresa Duarte, nasceu aos 25 de Dezembro de 1802, no sítio “Veríssimo”, arredores da cidade de Ceará-Mirim. Sua esposa D. Bernarda Varela Dantas, veio ao mundo aos 17 de junho de 1821.
O Futuro barão começou a sua vida econômica como pequeno plantador, com um engenho movido por bestas. Adquiriu de um chefe índio de nome Saquete, uma terra pertencentes aos índios, denominada ilha dos cavalos (hoje ilha bela), na qual instalou o seu engenho São Francisco.
O Barão de Ceará-Mirim foi um dos primeiros proprietários de engenho da região a utilizar os cilindros horizontais, na moagem das canas, em substituição aos cilindros verticais, tradicionalmente utilizados, também foi o divulgador da cana “Cayenne” (caiana), logo predominante no vale do Ceará-Mirim.
Em sua vida pública, Manuel Varela do Nascimento aparece como alferes de
2ª linha, em 24.4.1828; presidente da Câmara Municipal de Extremoz, nos
períodos de 1829/32 e 1837/40; 16.07.1852, coronel comandante superior da
Guarda Nacional, dos municípios de Natal, São Gonçalo, Extremoz e Touros;
deputado provincial, período de 1868; 3º vice-presidente da província em 1868.
Foi o primeiro norte-rio-grandense agraciado com o titulo de barão – Barão do Ceará-Mirim.
Por decreto imperial de 22.06.1874, assinado a 8 do mês seguinte. A benemerência deveu-se “aos relevantes serviços prestados à instrução pública da província do Rio Grande Norte”. O Barão do Ceará-Mirim dedicou grande devotamento à causa da instrução pública, chegando mesmo a construir uma escola, doada por ele ao município em 05.11.1878.
A tradição recorda as duas carruagens do barão (1877), “muito asseadas, com boas parelhas e seus escravos decentemente vestidos”. Antes do decreto da abolição da escravatura, todos os escravos pertencentes à baronesa do Ceará-Mirim, já haviam sido alforriados, por ato de 01.03.1888, em honra à memória do Barão...
A Casa-Grande do antigo Engenho São Francisco é ainda uma da melhores edificações do Município. Desenvolvida em dois pavimentos, a casa apresenta partido de planta quadrangular, com cobertura de quatro águas, beiral corrido com extremidades em “cauda de andorinha”, arrematado por cimalha.
A fachada principal da casa possui uma porta de acesso, ladeada por seis janelas, superpostas por sete janelas, rasgadas, guarnecidas por uma única grade de ferro. Todos os vãos são de arcos abatidos, com cercaduras de massa.
O prédio sofreu algumas alterações. Assim, as suas paredes externas perderam o belo revestimento de cerâmica do porto, da época de sua construção. O seu interior, onde atualmente funciona a administração da usina São Francisco, sofreu pequenas modificações para adaptá-lo ao novo uso. A casa possui piso cimentado no térreo, ainda conservando o assoalho de tabuado corrido, no pavimento superior. Mantém o forro de tabuado, no térreo, e no pavimento superior foi colocado gesso.
Antigamente, na sala de honra de casa-grande encontravam-se os retratos a óleo de barão e da baronesa. O tradicional edifício foi despojado de seus antigos moveis. O portão nobre, de ferro fundido em Portugal, foi transferido para uma construção ao lado da casa-grande. Nas proximidades daquela residência existe um pequeno cemitério e uma Capelinha, dedicada a N.S. da Conceição, onde se encontram duas imagens antigas, de madeira, e um crucifixo de marfim. O barão faleceu a 1º de março de 1881 e a baronesa aos 16 de julho de 1890, conforme indicações constantes das lousas mortuárias existentes naquele pequeno cemitério, onde também acham-se sepultados outros familiares.
A Casa-Grande encontra-se bem conservada o mesmo não podendo dizer do cemitério e da capelinha, que se encontram em péssimo estado de conservação no mais profundo abandono. Esperamos uma maior atenção por parte dos atuais proprietários, no sentido de ser recuperado aquele conjunto arquitetônico de relevante importância histórica, de modo a valorizá-lo como patrimônio artístico e sentimental do verde vale dos canaviais.
Foi o primeiro norte-rio-grandense agraciado com o titulo de barão – Barão do Ceará-Mirim.
Por decreto imperial de 22.06.1874, assinado a 8 do mês seguinte. A benemerência deveu-se “aos relevantes serviços prestados à instrução pública da província do Rio Grande Norte”. O Barão do Ceará-Mirim dedicou grande devotamento à causa da instrução pública, chegando mesmo a construir uma escola, doada por ele ao município em 05.11.1878.
A tradição recorda as duas carruagens do barão (1877), “muito asseadas, com boas parelhas e seus escravos decentemente vestidos”. Antes do decreto da abolição da escravatura, todos os escravos pertencentes à baronesa do Ceará-Mirim, já haviam sido alforriados, por ato de 01.03.1888, em honra à memória do Barão...
A Casa-Grande do antigo Engenho São Francisco é ainda uma da melhores edificações do Município. Desenvolvida em dois pavimentos, a casa apresenta partido de planta quadrangular, com cobertura de quatro águas, beiral corrido com extremidades em “cauda de andorinha”, arrematado por cimalha.
A fachada principal da casa possui uma porta de acesso, ladeada por seis janelas, superpostas por sete janelas, rasgadas, guarnecidas por uma única grade de ferro. Todos os vãos são de arcos abatidos, com cercaduras de massa.
O prédio sofreu algumas alterações. Assim, as suas paredes externas perderam o belo revestimento de cerâmica do porto, da época de sua construção. O seu interior, onde atualmente funciona a administração da usina São Francisco, sofreu pequenas modificações para adaptá-lo ao novo uso. A casa possui piso cimentado no térreo, ainda conservando o assoalho de tabuado corrido, no pavimento superior. Mantém o forro de tabuado, no térreo, e no pavimento superior foi colocado gesso.
Antigamente, na sala de honra de casa-grande encontravam-se os retratos a óleo de barão e da baronesa. O tradicional edifício foi despojado de seus antigos moveis. O portão nobre, de ferro fundido em Portugal, foi transferido para uma construção ao lado da casa-grande. Nas proximidades daquela residência existe um pequeno cemitério e uma Capelinha, dedicada a N.S. da Conceição, onde se encontram duas imagens antigas, de madeira, e um crucifixo de marfim. O barão faleceu a 1º de março de 1881 e a baronesa aos 16 de julho de 1890, conforme indicações constantes das lousas mortuárias existentes naquele pequeno cemitério, onde também acham-se sepultados outros familiares.
A Casa-Grande encontra-se bem conservada o mesmo não podendo dizer do cemitério e da capelinha, que se encontram em péssimo estado de conservação no mais profundo abandono. Esperamos uma maior atenção por parte dos atuais proprietários, no sentido de ser recuperado aquele conjunto arquitetônico de relevante importância histórica, de modo a valorizá-lo como patrimônio artístico e sentimental do verde vale dos canaviais.
quinta-feira, 9 de abril de 2015
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RN, 113 ANOS
Jurandyr Navarro
Do Conselho Estadual de Cultura
A instituição mais
antiga em atividade do nosso cenário cultural, completa na presente data, dia
vinte e nove, cento e treze anos de existência. Por feliz coincidência, o
aniversário está sendo comemorado em alto estilo, na fase áurea de sua
existência, por todos evidenciada.
Desde a sua posse, a
Diretoria atual tem contabilizado uma série de empreendimentos no plano
administrativo e cultural. A fisionomia da entidade mudou para melhor, nos seus
diversificados setores de atuação. Tanto a sua imagem física como
organizacional, apresenta-se, hoje, de forma promissora.
Os positivos
resultados atestam a veracidade da afirmação. O modelo de trabalho, em equipe,
acolheu exemplar aprovação.
Cinco colunas humanas
sustentam, presentemente, o pedestal organizacional da veterana entidade: o
presidente, Valério Mesquita, o seu grande maestro, que rege a orquestra, com
equilibrada liderança; Ormuz Simonetti, o vice-presidente, voluntarioso, de
conhecido dinamismo (daria um grande Prefeito Municipal); Carlos Gomes, o
secretário-geral, especialista exímio, responsável pela parte jurídico-legal,
nosso Helly Lopes Meirelles, atualizado; Odúlio Botelho, secretário-adjunto, experiente
causídico, coube-lhe o encargo do acompanhamento dos assuntos lítero-jurídicos,
redação oficial e derivações. Finalmente, Scilla Gabel, encarregada pela Contabilidade,
da vetusta empresa cultural privada, tarefa por demais fatigante, na árida
ciência dos algarismos.
A Diretoria tem
outros membros complementares do seu quadro dirigente, operadores em outras
funções, não menos importantes: Adalberto Targino, orador oficial, de conhecida
capacidade intelectual; Lúcia Helena, conhecida poetisa; Eduardo Gosson, escritor
talentoso, na função de Tesoureiro, substituindo George Veras.
As reuniões diárias,
presididas pelo historiador Valério Mesquita, contam, geralmente, com a
presença de intelectuais, interessados em participar de conversações
descontraídas e de interesse do Instituto.
Tais reuniões têm
como figurantes, de presenças habituais, Vicente Serejo, Edgard Dantas, Tomislav
Femenick, Eduardo Gosson, Jansen Leiros, Antônio Luiz de Medeiros, Gonzaga
Cortez, Eduardo Vilar Cunha, Augusto Leal e outros menos habituais.
A nossa “Casa da
Memória” é, no presente, uma das instituições mais atuantes e das mais
prósperas, no concernente à alcançada produtividade, junto da significativa
mudança, para melhor, em comparação com à realidade existente de anos recentes.
Procedeu-se uma
restauração completa no prédio principal, em suas instalações internas,
estendendo-se ao largo “Vicente de Lemos”, que será utilizado para eventos em
geral.
A obtenção de verbas
ornamentarias, municipais e estaduais, conseguidas, têm ajudado, em parte,
nessa transformação dadivosa.
A documentação
oficial do Instituto recebeu completa legalização jurídica.
Houve, também,
acréscimo no seu quadro social, renovando a sua clientela, dentre
representações pessoais capacitadas.
Será lançada a Revista
do Instituto, confeccionada, nos últimos dias, pela gráfica da Imprensa Oficial
do Estado.
Nessa data festiva
haverá comemorações na sede da entidade, sessão especial, e na Assembleia
Legislativa, será conferido o título de Mérito Legislativo ao político Almino Álvares Affonso, por
Proposta do Deputado Ricardo Motta.
Nesses dias sombrios,
em que a Pátria Brasileira atravessa, pela atitude indecorosa de muitos de seus
representantes políticos, é agradável para nós, natalenses, termos o prazer de
desfrutar desse feliz momento em que é comemorado o novo aniversário da nossa
“Casa da Memória”, brindando, em uníssono, o seu progresso, e parabenizando os
seus abnegados dirigentes e associados.
Dando continuidade às
linhas anteriores, devo acrescentar que o Instituto promoveu festiva solenidade
no amplo salão do Centro Pastoral “Dom Heitor de Araújo Sales”, comemorando
mais um aniversário de fundação.
A solenidade
revestiu-se de atos significantes. O Presidente Valério Mesquita, abriu a
festiva reunião dos associados e convidados, declarando a sua finalidade e
abordou passagens importantes da trajetória da entidade, assinalando, em
destaque, seus vulto veneráveis, responsáveis pela existência promissora do
antigo sodalício, aludindo, outrossim, aos planos e projetos do seu atual
mandato, que conseguiu avanços consideráveis em prol da sua evolução.
Aproveitou o grato
ensejo para fazer rápida homenagem à pessoa da Senhora Miriam, viúva do
conhecido historiador Enélio Lima Petrovich, de saudosa memória, um dos mais
importantes dirigentes da Instituição.
Em seguida é chegado
o ponto alto do ato comemorativo, qual seja, a Palestra do conhecido político
brasileiro, Almino Álvares Affonso, convidado especialmente para abrilhantar o
importante evento.
Antes, porém, o
ilustre convidado foi homenageado com a entrega à sua pessoa da Medalha
“Alberto Maranhão”, a ele conferida pelo Conselho Estadual de Cultura.
Mencionada comenda foi-lhe entregue, nesse momento solene pelo atual Presidente
do Egrégio Conselho, Acadêmico Iaperi Araújo.
Em seguida, o
Jornalista e Acadêmico, Vicente Serejo, Sócio Efetivo do Instituto, possuidor
de eloqüentes dotes oratórios, faz a saudação de praxe, como a voz
representativa daquele colegiado, saudando o visitante, ilustrado conferencista
da noite, tecendo o seu perfil biográfico.
O palestrante, de
elevado conceito na memória política da Nação, é originário do Amazonas, onde
nasceu, porém, tem suas raízes genealógicas no rincão potiguar, por ser neto do
abolicionista e político famoso, o velho Almino Affonso, brilhante Senador da
República.
O neto herdou a fibra
cívica e a vocação política do avô. Herdou-lhe, sobretudo, a eloqüência
tribunícia!
A conferência agradou
em uníssono aos que compareceram ao encontro cultural, pelo seu poder
persuasivo.
A palavra e a memória
do palestrante a todos enfeitiçou, diante da magia da eloqüente improvização. O
verbo alado magnetiza mentes através imagens da retórica.
Após a solenidade,
houve o lançamento da última Revista do Instituto, contendo material de
primeira linha, tratando aspectos diversos de ordem histórico e cultural. Além
disso, agradou, também, o vistoso perfil gráfico, na sua capa e na
encadernação.
Na manhã do dia
seguinte, vinte e sete de março, a Assembleia Legislativa Estadual recebeu no
seu Plenário, apreciável assistência, a fim de prestigiar o inteligente
visitante e para ouvi-lo noutra fala, não menos significativa.
O auditório preparado
estava, não somente para ouvi-lo mais, para aplaudi-lo, em dois momentos
divididos por palestra política, própria para o ambiente e para parabenizá-lo
pelo recebimento do “Mérito Legislativo”, propositura do Deputado Ricardo
Motta.
Foi outra ocasião
valorizada pela erudição cultural do conferencista insigne. Deu ele uma espécie
de aula magna, enfatizando sua trajetória política de anos passados em que a
sua pessoa exerceu papel relevante, no tocante á sua vocação, na tumultuada
vida político-partidária nacional.
O categorizado
docente a todos agradou pela oratória repleta de matizes, os mais brilhantes,
ao que concerne a palavra e o gesto, a memória admirável e a convencedora
persuasão.
Abstenho-me, aqui, de
mencionar a cor do credo político ou ideológico. O que interessou aos presentes
foi a figura humana do conferencista e a sua capacidade intelectual, abordando
fatos históricos, na Casa da História.
A interpretação fica
a cargo da consciência de cada um. Ao homem, foi-lhe dado, do Alto, o livre
arbítrio. A sociedade que o julgue.
A saudação protocolar
coube ao desempenho do sócio efetivo, Acadêmico Ticiano Duarte, que o fez de
forma exemplar. Conhecido cientista político, tem acompanhado, desde a
juventude, as porfias políticas partidárias, aperfeiçoando o entendimento nessa
área de idéias polêmicas, orador de qualificados recursos, soube conduzir-se na
calorosa oração proferida que a todos emocionou pelo entusiasmo que dedica à
causa.
Coroado de êxito
pleno, portanto, a apresentação do ilustre tribuno Almino Affonso, entre nós e
a sua mensagem cultural deixada.
De parabéns, aos que
fazem a nossa “Casa da Memória”, por mais um aniversário auspicioso, por todos
festejado
terça-feira, 7 de abril de 2015
O Vale Verde do Ceará-Mirim - Rio Grande do Norte
“Nos primeiros tempos da
colonização, Estremoz, com seu colégio Jezuítas, onde se educou o grande índio
Poti, e sua lagoa povoada de lendas, era o ponto mais avançado no caminho que
ia a capital. Pouco adiante do taboleiro, era a mata virgem e misteriosa donde
não mais voltavam muitos que nela penetrassem. O nome Boca da Mata, como era
denominado a região que é hoje o Ceará-Mirim, das terras ubertosas e dos
extremos canaviais, infundia certo pavor”. (Manoel Dantas, in “Homens de
Outrora”, Editora Sebo Vermelho. Natal, RN, 2001).
Os Engenhos Contam a História do Vale
No século XVII, quando os portugueses chegaram oficialmente ao Vale do Ceará-Mirim, os índios Potiguares, chefiados por Felipe Camarão, o índio Poti, já habitavam a localidade de Guajiru, as margens do Rio Pequeno, hoje Rio Ceará-Mirim. Logo após a saída dos padres jesuítas, os índios negociaram suas terras com os colonizadores portugueses, os quais utilizaram o trabalho escravo para desenvolverem a economia do lugar, através do plantio de cana-de-açúcar.
No século XVII, quando os portugueses chegaram oficialmente ao Vale do Ceará-Mirim, os índios Potiguares, chefiados por Felipe Camarão, o índio Poti, já habitavam a localidade de Guajiru, as margens do Rio Pequeno, hoje Rio Ceará-Mirim. Logo após a saída dos padres jesuítas, os índios negociaram suas terras com os colonizadores portugueses, os quais utilizaram o trabalho escravo para desenvolverem a economia do lugar, através do plantio de cana-de-açúcar.
O Vale prosperou e cresceu a partir da produção canavieira e, durante a fase
patriarcal e escravocrata do açúcar, tornou-se referência de ostentação e de
muito luxo, tendo seus senhores de engenhos possuindo carruagens forradas com
seda e promovendo pomposas festas para a aristocracia nos salões dos seus
Casarões...
Ceará Mirim teve sua origem ligada à criação da primeira Vila do Rio Grande do
Norte, a Vila de Estremoz, sucedânea da antiga Aldeia de São Miguel do Guajirú,
que foi suprimida por Ordem Régia do rei de Portugal, Dom José I, datada de 3
de setembro de 1759. A Vila Nova de Estremoz foi instalada no dia 3 de maio de
1760.
Ceará Mirim, que na época chamava-se Boca da Mata e pertencia a Estremoz, passou a ser sede do município em 18 de agosto de 1855, sendo chamada Vila de Ceará Mirim. A vila recebeu foros de cidade em 9 de junho de 1882, pela Lei número 837.
Ceará Mirim, que na época chamava-se Boca da Mata e pertencia a Estremoz, passou a ser sede do município em 18 de agosto de 1855, sendo chamada Vila de Ceará Mirim. A vila recebeu foros de cidade em 9 de junho de 1882, pela Lei número 837.
De acordo com Luís da Câmara Cascudo, a origem do nome da cidade é dada pela
“Seara, várzea do Seara”, rio mencionado pelo historiador no livro “Nomes da
Terra”, Sebo Vermelho Edições, que tinha sua nascente entre Lajes e Angicos,
atravessando os municípios de João Câmara e Taipu, despejando no mar na Barra
de Inácio de Góis. A tradução do vocábulo “Ceará”, segundo o escritor José de
Alencar é “fala ou canto do papagaio”.
“No Vale cobriu-se de canaviais e, sede de rico patriarcado agrícola e industrial, com elegância e poderio econômico, Ceará-Mirim tornou-se um dos primeiros municípios da Província do Estado”, escreveu Câmara Cascudo.
O município está localizado a 33 km de Natal, na região do Mato Grande. A cidade preserva alguns casarios do início do século XIX, construídos no auge da produção açucareira.
“No Vale cobriu-se de canaviais e, sede de rico patriarcado agrícola e industrial, com elegância e poderio econômico, Ceará-Mirim tornou-se um dos primeiros municípios da Província do Estado”, escreveu Câmara Cascudo.
O município está localizado a 33 km de Natal, na região do Mato Grande. A cidade preserva alguns casarios do início do século XIX, construídos no auge da produção açucareira.
A economia local continua tendo como grande referencial os produtos agrícolas,
com destaque para a produção de cana-de-açúcar, banana, goiaba e mamão. O vale
também oferece uma variedade de produtos como a avicultura, o pescado, produção
de rapadura e o turismo. O artesanato é representado por vasos de argila e
peças ornamentais de cerâmica, abundantes na região.
No folclore, destacam-se os Caboclinhos do Ceará Mirim, que desde o ano de 1952 apresentam-se para o povo. É também Ceará Mirim o município onde existe o maior número de lendas. Entre elas, destaca-se “O Porão e a Lenda da Cabeça”.
No folclore, destacam-se os Caboclinhos do Ceará Mirim, que desde o ano de 1952 apresentam-se para o povo. É também Ceará Mirim o município onde existe o maior número de lendas. Entre elas, destaca-se “O Porão e a Lenda da Cabeça”.
A tradicional festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição,
acontece entre os dias 28 de novembro ao dia 8 de dezembro, com extensa
programação cultural, religiosa e festiva...
Casarios contam a história
O Solar Antunes é um imponente casarão no centro da cidade, foi construído em 1888, em estilo colonial, pertenceu à família Antunes e foi doado por Rui Pereira Júnior, seu último herdeiro, para ser a sede da Prefeitura Municipal.
Iniciada pelo Frei Ibiapina, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, levou longos 40 anos para ser construída. Atualmente, a igreja é considerada um dos maiores templos religiosos do Rio Grande do Norte.
Casarios contam a história
O Solar Antunes é um imponente casarão no centro da cidade, foi construído em 1888, em estilo colonial, pertenceu à família Antunes e foi doado por Rui Pereira Júnior, seu último herdeiro, para ser a sede da Prefeitura Municipal.
Iniciada pelo Frei Ibiapina, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, levou longos 40 anos para ser construída. Atualmente, a igreja é considerada um dos maiores templos religiosos do Rio Grande do Norte.
Reformado recentemente pela Prefeitura Municipal, o Mercado do Café é o marco
de uma economia ativa e próspera durante o ciclo canavieiro. Construído por
volta de 1880, o mercado era um grande entreposto para a comercialização dos
produtos da cana de açúcar (rapadura, mel, álcool, açúcar, melaço e
aguardente).
Inaugurada em 1906, a Estação Ferroviária de Ceará-Mirim integra a população cearamirinense com a capital do Estado. Nos seus vagões, o tem trazia novos comerciantes para a cidade e levava a produção do Vale para Natal.
Os Engenhos do Vale
Inaugurada em 1906, a Estação Ferroviária de Ceará-Mirim integra a população cearamirinense com a capital do Estado. Nos seus vagões, o tem trazia novos comerciantes para a cidade e levava a produção do Vale para Natal.
Os Engenhos do Vale
A paisagem bucólica, entre verdes canaviais, palmeiras imperiais e frondosas
mangueiras, esconde verdadeiros tesouros históricos. Dezenas de Engenhos,
alguns em ruínas e no completo abandono, outros intactos e preservados, formam
a “Rota dos Engenhos”, projeto turístico da prefeitura de Ceará-Mirim.
O Museu Nilo Pereira, antiga Casa Grande do Engenho Guaporé, construído em 1850, é de grande importância para a história do RN. Uma das razões é que abrigou o governador da Província, Vicente Inácio Pereira, por volta de 1860. Completamente entregue às traças e morcegos, o Museu Nilo Pereira pertence à Fundação José Augusto, que usa o lugar como depósito.
O Museu Nilo Pereira, antiga Casa Grande do Engenho Guaporé, construído em 1850, é de grande importância para a história do RN. Uma das razões é que abrigou o governador da Província, Vicente Inácio Pereira, por volta de 1860. Completamente entregue às traças e morcegos, o Museu Nilo Pereira pertence à Fundação José Augusto, que usa o lugar como depósito.
Na propriedade onde existiu o Engenho Santa Theresa, cuja lembrança é uma
enorme chaminé que resistiu ao tempo e permanece de pé, há uma nascente de água
cristalina, chamada de “Banho das Escravas”. Como o nome sugere, era o local
onde as escravas se banhavam e lavavam as roupas dos seus senhores.
Algumas edificações estão completamente em ruínas, deixando a mostra suas paredes de tijolos duplos, expondo toda a imponência de outras épocas. O velho Engenho Carnaubal, o primeiro do Vale, construído em 1840, oferece ao visitante uma referência da grandeza da arquitetura usada pelos Barões do Açúcar. O engenho Ilha Bela, construído em 1888 pelo Coronel José Felix da Silveira Varela, também está em pleno estado de ruínas.
Algumas edificações estão completamente em ruínas, deixando a mostra suas paredes de tijolos duplos, expondo toda a imponência de outras épocas. O velho Engenho Carnaubal, o primeiro do Vale, construído em 1840, oferece ao visitante uma referência da grandeza da arquitetura usada pelos Barões do Açúcar. O engenho Ilha Bela, construído em 1888 pelo Coronel José Felix da Silveira Varela, também está em pleno estado de ruínas.
A terra do Engenho Verde Nasce guarda uma das maiores curiosidades do Vale: o
“Túmulo de Emma”. Uma construção onde foi sepultada uma inglesa chamada Emma.
Conta a lenda do lugar, que o jovem Victor Barroca, filho do proprietário do
engenho Verde Nasce, Marcelo Barroca, foi estudar na Inglaterra e casou-se com
uma moça inglesa, vindo morar no engenho.
Ao acompanhar o marido, Emma não resistiu ao clima e faleceu em 1881 (data da lápide). Naquele tempo, a Igreja Católica não permitiu o sepultamento num cemitério, uma vez que sua religião era Anglicana. Seu esposo mandou construir o túmulo no alto de uma colina – local onde o casal costumava passar as tardes – rendendo todas as homenagens possíveis.
Ao acompanhar o marido, Emma não resistiu ao clima e faleceu em 1881 (data da lápide). Naquele tempo, a Igreja Católica não permitiu o sepultamento num cemitério, uma vez que sua religião era Anglicana. Seu esposo mandou construir o túmulo no alto de uma colina – local onde o casal costumava passar as tardes – rendendo todas as homenagens possíveis.
A preservação do Patrimônio Histórico está garantida pela conservação de alguns
engenhos, uns continuam fechados, mas outros estão em pleno funcionamento. O
Engenho Mucuripe, fundado em 1935 por Rui Pereira, o mais antigo em atividade
na região, produz anualmente rapadura de boa qualidade, mel e açúcar mascavo.
A Casa Grande do Engenho São Francisco, onde hoje funciona o escritório da
Usina Açucareira do Vale do Ceará Mirim, foi residência do Barão do Ceará
Mirim. Construído no final do século XVIII, em estilo colonial, o casarão
resiste ao tempo e preserva seus traços da arquitetura portuguesa.
Uma gôndola decora a praça do Parque da Cidade, construída em homenagem a cidade portuguesa de Vagos, coirmã de Ceará-Mirim. O Parque da Cidade é um terminal turístico, com uma infraestrutura pronta para atender o visitante.
Uma gôndola decora a praça do Parque da Cidade, construída em homenagem a cidade portuguesa de Vagos, coirmã de Ceará-Mirim. O Parque da Cidade é um terminal turístico, com uma infraestrutura pronta para atender o visitante.
sábado, 21 de março de 2015
A FEIRA LIVRE
Pedro Simões Neto
Domingo era dia de folia. Ou não.
Poderia ser no Sábado. Eram as usinas que decidiam se seria a Sexta-feira ou o
Sábado o dia do pagamento. Em decorrência de tal decisão, a feira só poderia
ocorrer no dia subseqüente ao do pagamento, no Sábado ou no Domingo. E era na
feira onde começava a folia, numa das inúmeras “bancas” ao ar livre, na
“quadra” do mercado, ou nos “locais”, dentro do prédio público. O freguês
tomava uma e outras e voltava feliz para casa, sem pensar na segunda-feira
seguinte.
O prédio do mercado público da cidade foi construído pelo coronel Onofre José
Soares, pai do “major” Onofre Soares Junior, que obtivera concessão do então
governo provincial para explorá-lo durante vinte anos. Foi inaugurado em 1881
com manifestações de desagrado por parte do povo, rezam as crônicas, tendo em
vista uma postura municipal haver determinado a mudança da feira que
tradicionalmente se realizava na rua Grande, para as dependências do novo
prédio. Mesmo sob o protesto, a feira, então, passou a ser realizada inicialmente
dentro do prédio e depois, em torno dele.
A feira era, e ainda é, uma instituição sócio-econômica da maior importância, sobremodo nos anos cinquenta.
A feira era, e ainda é, uma instituição sócio-econômica da maior importância, sobremodo nos anos cinquenta.
Todas as ruas convergem para o “quadro” do mercado e de lá saem para o
interior, num incessante ir e vir de caminhões, cavalos, burros, carroças e
bicicletas. O mercado público é como uma gigantesca centopéia que oferece os
seus membros a uma comunidade de formigas.
O mercado é também uma central de informações, das mais triviais – quem chegou e quem partiu ou os últimos boatos da cidade – até as mais importantes, como o resultado do jogo do bicho, o preço da tonelada de cana e as cotações de feijão, do milho, da mandioca e da farinha.
As feiras realizavam-se aos sábados, mas todos os dias os feirantes permanentes – pequenos comerciantes que não tinham um “ponto” para negociar – armavam as suas barracas estimulando a freguesia com pregões cantados ou versejados.
O mercado é também uma central de informações, das mais triviais – quem chegou e quem partiu ou os últimos boatos da cidade – até as mais importantes, como o resultado do jogo do bicho, o preço da tonelada de cana e as cotações de feijão, do milho, da mandioca e da farinha.
As feiras realizavam-se aos sábados, mas todos os dias os feirantes permanentes – pequenos comerciantes que não tinham um “ponto” para negociar – armavam as suas barracas estimulando a freguesia com pregões cantados ou versejados.
Do burburinho dos feirantes, destacavam-se dois setores do comércio: os
vendedores de ‘mangaio’ e os curandeiros com seus remédios milagrosos, aliás,
extensões do mesmo ramo de negócios. Os ‘mangaieiros’ trabalhavam com ervas,
raízes e pedras, cada produto com a sua indicação terapêutica peculiar, alguns
com diversificadas panacéia. A maioria dos curandeiros era composta por
charlatões. Aqui e ali, muito esporadicamente, identificava-se um produto com
cura atestada pela tradição, diferentemente dos mangaieiros, referenciados
pelos hábitos da população pobre e por remotíssima tradição oral. Os curandeiros
trabalhavam com componentes fantásticos, taticamente escolhidos para criar
ilusões nos adquirentes: óleo de boto, para aumentar a virilidade; barbatana de
cação, para dar força e valentia; gordura de ‘peba’ para fechar o corpo contra
as ‘mulestas’. Até o caldo da ‘xamexuga’ já foi oferecido para impaludismo, por
aí se veja...
Dentro do mercado ficavam os ‘locais’. Eram boxes mantidos por inúmeras
gerações da mesma família, que mantinham fiéis à venda de determinados
produtos, comercializados apenas no mercado: artigos de couro, cipó, palha,
flandres e certo tipo de miudezas. E também as comidas prediletas dos
feirantes: caldo de cana, bolo preto, da moça, de macaxeira, de batata e de
mandioca; prato-feito de almoço com carne de sol, feijão e farinha de mandioca,
com direito a umas colheradas de paçoca e a um pouquinho de torresmo; café da
manhã farto; xícara grande de café-com-leite, cuscuz com ovos, macaxeira,
queijo do sertão, tapioca e pão com manteiga.
A relação dos produtos vendidos encheria muitas folhas de papel almaço. Chapéu
de couro, rebenque, botinas e alpercatas de couro cru, sela e arreios,
cangalhas, peneiras, raladores de coco, coadores, cuscuzeiros, chaleiras,
candeeiros e lamparinas, penicos, bruxas de pano, mochilas, chapéus e esteiras
de palha trançada, cachimbo, fumo de corda e fumo caipira para cigarros, esculturas
de barro (boi, vaqueiro, cavalo, farinhada, forró, casamento, cantoria...)
quadros emoldurados com figuras de santos, espingardas de soca, facões e
peixeiras, bainhas, redes de dormir e de pescar, malas de madeira (maletas e
malotas), caçuás de cipó, espelhinhos redondos e ovais, pavios para os
candeeiros, canivetes de ‘gilete’, livrinhos de cordel, cintos e cinturões,
copos e xícaras de alumínio, brinquedos toscos de madeira, destacando-se o
boneco pulador e o “João redondo”. Que ninguém possa esquecer dos barulhentos
rói-róis.
A praça do mercado era o centro comercial da cidade, fato que não incomodava
nem preocupava os renitentes proprietários de casas residenciais. Os mesmos
permitiam a utilização dos quintais como guardadouros de animais e de gêneros.
Punham grandes jarras de barro nos alpendres como depósito d´água para
serventia da sede dos feirantes. A hospitalidade aos interioranos era praxe na
cidade, mas não havia promiscuidade. Cada família ou região contava com casas
determinadas.
Aquelas cujos proprietários tinham fazendas nas regiões dos
hóspedes, ou suas empregadas tinham ligações familiares, ou eram agregados
políticos ou afilhados. Esses apresentavam outros, que iam se incorporando à
hospedaria. A obrigação dos hospedeiros era a de oferecer sombra, água e
depósito. Um desses proprietários tinha um caminhão de três boléias, denominado
‘misto’, exatamente porque transportava passageiros e cargas, que tinha a
concessão da linha que margeava a ribeira do vale.
O quadro do mercado era uma só festa de confraternização, alegria e muita
conversa arrastada dos homens e a animada boataria das mulheres, que nem
parecia que tinham se encontrado no dia anterior. Era uma profusão de cores,
sons e cheiros. Muita gente descalça, ou calçando chinelas e alpercatas. Raros
de botinas, mais raros ainda de sapatos. Muita gente de chapéu de palha,
inclusive algumas mulheres. Poucos de chapéus de couro. Mais raros, ainda, de
chapéus de massa. Calças caqui com camisas de algodãozinho e vestidos de chita.
Cheiro estonteante e suor, cachaça, água de cheiro, banha nas carapinhas,
colorau, dendê, peixe de sal preso, esterco e urina de animais, sarapatel,
buchada e torresmo, couro cru, goiaba, manga e tempero verde.
A feira era uma festa, mesmo que não fosse, mesmo que não quisesse, mesmo que
não pudesse. Os cantadores atraíam o público fervoroso, aboletados em
tamboretes, apoiados nas mesas dos bares, com os violões a tiracolo. Os
vendedores de cordel amplificavam os versos dos autores em engenhosos cones de
folha de flandres colados à boca. A banha de porco, além da natural serventia
para os assados triviais e as frituras, era anunciada também para esticar o
cabelo e ser usada como lubrificante pelos noivos.
Os políticos andavam prá lá e prá cá, exibindo-se para o eleitorado do interior. Ora pagavam uma ‘chamada’ de cana para um grupo, ora presenteavam as mulheres e os velhos com ‘santinhos’ de padre Cícero e Frei Damião. Dependendo, davam panos e água de cheiro às matriarcas. Quanto maior a família, mais valioso o presente. Se estivesse pertinho das eleições punham uma chapinha com o nome dos candidatos dentro do embrulho do presente.
Os políticos andavam prá lá e prá cá, exibindo-se para o eleitorado do interior. Ora pagavam uma ‘chamada’ de cana para um grupo, ora presenteavam as mulheres e os velhos com ‘santinhos’ de padre Cícero e Frei Damião. Dependendo, davam panos e água de cheiro às matriarcas. Quanto maior a família, mais valioso o presente. Se estivesse pertinho das eleições punham uma chapinha com o nome dos candidatos dentro do embrulho do presente.
A hora de voltar era a hora de voltar, marcada pelo excesso de cachaça, pelo
cansaço, por algum mal acontecido ou pelo prenúncio da escuridão. Então, era
hora de selar e arrear os cavalos, tirar o sapato apertado, ou embarcar nos
carros de boi e carroças, ou nas carrocerias dos caminhões e voltar ao assunto
para mais uma semana.
Na feira ainda ficariam os desempregados e os mendigos, catadores de restos de
alimentos ou que barganhavam os refugos dos vendedores. Um deles recolhia os
restos do chão, quando pechinchava as miuçalhas dos feirantes, para fazer o
“caldo da ressaca”, também chamado “caldo da caridade”, uma mistura de
verduras, ossos e “péia” de carnes que levantava até defunto.
terça-feira, 17 de março de 2015
O GENERAL JOÃO VARELA
O General de Brigada João da Fonseca
Varela, nasceu em Ceará-Mirim, em 2 de dezembro de 1850 e morreu em Natal, aos
81 anos completos, no mesmo mês do nascimento, dia 12, em 1931.
Herói da Guerra do Paraguai, último comandante da Fortaleza dos Reis Magos, Chefe de Polícia (equivalente a Secretário de Segurança) e abolicionista, foi promovido a general por ato do Presidente Epitácio Pessoa. Recebeu inúmeras distinções, entre elas a Medalha de Bravura Militar, as Medalhas das Imperiais Ordens de Cristo e da Rosa e a da Campanha do Paraguai.
Herói da Guerra do Paraguai, último comandante da Fortaleza dos Reis Magos, Chefe de Polícia (equivalente a Secretário de Segurança) e abolicionista, foi promovido a general por ato do Presidente Epitácio Pessoa. Recebeu inúmeras distinções, entre elas a Medalha de Bravura Militar, as Medalhas das Imperiais Ordens de Cristo e da Rosa e a da Campanha do Paraguai.
Homem de muita bravura, civismo (alistou-se para a campanha do Paraguai quando
tinha apenas 16 anos) e integridade moral, é motivo de orgulho para a sua
cidade de nascimento e para o próprio Rio Grande do Norte e um estímulo para os
seus descendentes e conterrâneos.
Nenhuma voz é mais credenciada do que a de Câmara Cascudo que a ele dedicou uma de suas Acta Diurna, publicada em 2 de julho de 1943(*):
Nenhuma voz é mais credenciada do que a de Câmara Cascudo que a ele dedicou uma de suas Acta Diurna, publicada em 2 de julho de 1943(*):
“O Presidente Epitácio Pessoa pelo
Decreto 3.958, de 24 de dezembro de 1919, conferiu aos oficiais veteranos da
Campanha do Paraguai as honras de General de Brigada.
Por isso João da Fonseca Varela era o General Varela.
Recordo-o com saudade. Ato, forte, claro, a longa barba branca descendo para um busto de atleta, parecia um daqueles boers do Transval, soldados natos e comandantes desde o batizado.
Por isso João da Fonseca Varela era o General Varela.
Recordo-o com saudade. Ato, forte, claro, a longa barba branca descendo para um busto de atleta, parecia um daqueles boers do Transval, soldados natos e comandantes desde o batizado.
Cercava-o um halo de veneração irresistível. A onda nacionalista, deflagrada
por Olavo Bilac, encontrava no velho Varela um centro de atração para o nosso
entusiasmo.
Em todas as festas militares ou civis onde houvesse multidão, estava presente o veterano do Paraguai, possante, sereno, fardado, o peito coberto de condecorações.
Em todas as festas militares ou civis onde houvesse multidão, estava presente o veterano do Paraguai, possante, sereno, fardado, o peito coberto de condecorações.
Quando as bandas executavam o hino nacional em continência à bandeira ele
tirava o boné da cabeça e ficava hirto. Não fazia continência à bandeira da
República porque não era a sua, a de Caxias, Osório, Porto Alegre e Pelotas,
seus ídolos.
Disciplinado, saudava apenas a bandeira de sua Pátria.
Republicano na Monarquia, era monarquista na república. Monarquista platônico, respeitador das leis, lembrando sempre o imperador.
Nascera num aniversário de D. Pedro II, 2 de dezembro de 1850. Com dezesseis anos, fugindo de casa, alistou-se voluntário para a guerra contra o ditador Francisco Solano Lopez, o tiranillo do Paraguai, a 9 de março de 1865.
Disciplinado, saudava apenas a bandeira de sua Pátria.
Republicano na Monarquia, era monarquista na república. Monarquista platônico, respeitador das leis, lembrando sempre o imperador.
Nascera num aniversário de D. Pedro II, 2 de dezembro de 1850. Com dezesseis anos, fugindo de casa, alistou-se voluntário para a guerra contra o ditador Francisco Solano Lopez, o tiranillo do Paraguai, a 9 de março de 1865.
Seguiu no 28º Batalhão até S. Borja, onde este se dissolveu, comandado pelo
norte-rio-grandense José da Costa Vilar. Incorporou-se ao 36º de Voluntários da
Pátria. Alferes, passou para o 36º e depois para o 48º Batalhão e foi extinto
depois de Avaí.
Varela ficou adido ao 2º batalhão de Infantaria e posteriormente ao 18º.
Bateu-se em Avaí, em Curuzu, em Curupaiti, na ponte de Itororó, em Humaitá, na batalha-modelo de Lomas Valentinas.
(...)
Feita a paz voltou a Natal e regressou ao Exército, sendo alferes efetivo.
(...)
No Rio Grande do Norte teve várias comissões, todas militares. Comandou a Fortaleza dos Reis Magos, em 1888. Ingressou no Corpo Policial da Província, sendo capitão e o seu comandante. Enfrentou, em diligências ásperas, os cangaceiros no interior norte-rio-grandense e paraibano.”
Varela ficou adido ao 2º batalhão de Infantaria e posteriormente ao 18º.
Bateu-se em Avaí, em Curuzu, em Curupaiti, na ponte de Itororó, em Humaitá, na batalha-modelo de Lomas Valentinas.
(...)
Feita a paz voltou a Natal e regressou ao Exército, sendo alferes efetivo.
(...)
No Rio Grande do Norte teve várias comissões, todas militares. Comandou a Fortaleza dos Reis Magos, em 1888. Ingressou no Corpo Policial da Província, sendo capitão e o seu comandante. Enfrentou, em diligências ásperas, os cangaceiros no interior norte-rio-grandense e paraibano.”
O notável Mestre de todos os
norte-rio-grandenses ainda relata que o general vira Caxias, Osório, Porto
Alegre, Pelotas e Fernando Machado, seus heróis, nos acampamentos e nos campos
de batalha, cada qual com a sua característica, todos, entretanto, bravos
guerreiros.
Diz ainda o grande historiador potiguar que, dias antes de morrer, erguendo-se com muita dificuldade, o velho general fardou-se e foi à Praça Pedro II (hoje João Tibúrcio), onde erguia-se o busto do imperador e, diante do busto, perfilou-se, bateu uma continência e voltou para casa, para morrer.
Diz ainda o grande historiador potiguar que, dias antes de morrer, erguendo-se com muita dificuldade, o velho general fardou-se e foi à Praça Pedro II (hoje João Tibúrcio), onde erguia-se o busto do imperador e, diante do busto, perfilou-se, bateu uma continência e voltou para casa, para morrer.
(*) – Cascudo, Luís
da Câmara – “O livro das velhas figuras” – IHGRGN. 1976 (págs. 84/86)
quinta-feira, 12 de março de 2015
CONVITE - UBE
UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORERS – UBE/RN , o INSTITUTO HISTÓRICO E
GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE - IHGRN e a ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE
LETRAS-ANL convidam Vossa Excelência/Vossa Senhoria para Sessão
Solene de entrega de Diploma de Sócio Efetivo aos novos associados da
UBE-RN. Após o evento haverá um sarau no Largo Desembargador Vicente de Lemos,
oportunidade em que será comemorado o DIA DA POESIA. Traga seu poema preferido
para recitá-lo.
A data foi criada em homenagem a CASTRO ALVES, poeta brasileiro nascido
em 14 de março de 1847, que ficou conhecido como o poeta dos escravos por ter
lutado arduamente pela abolição da escravatura no Brasil.
Tomarão posse na União Brasileira de Escritores- UBE/RN os confrades e
as confreiras a seguir relacionados na classe dos Sócios Efetivos:
Aline Gurgel
Carlos Rostand de França Medeiros
Cícero Martins de Macedo Filho
Diulinda Garcia de Medeiros Silva
Dione Maria Caldas Xavier
Eulália Duarte Barros
Geraldo Ribeiro Tavares
Ion de Andrade
José Ivam Pinheiro
José Evangelista Lopes
Liacir dos Santos Lucena
Luiz Gonzaga Cortez Gomes de Melo
Maria Audenôra das Neves Silva Martins
Moacir de Lucena
Odúlio Botelho Medeiros
Luciano Lucimar de Oliveira
Rinaldo Claudino de Barros
Thiago Gonzaga dos Santos
quarta-feira, 11 de março de 2015
A PRODUÇÃO AÇUCAREIRA NO VALE DO CEARÁ-MIRIM
LAÉCIO FERNANDES MORAIS in
Ceará-Mirim, Tradição, Engenho e Arte – 2005/SEBRAE, UFRN e Prefeitura
Municipal de Ceará-Mirim.
A ocupação das terras brasileiras se
deu com a implantação simultânea da cultura canavieira. A organização da
atividade açucareira, em seus traços gerais, tinha como elemento central o
engenho, composto pela fábrica, com maquinário para retirar o caldo da cana e
utensílios para produzir o açúcar, e pela grande propriedade para composição
dos canaviais. Tal empreendimento foi estruturado com base no trabalho escravo,
sob comando do senhor de engenho.
No Rio Grande do Norte, o cultivo da cana de açúcar teve início no século XVII. Em Ceará-Mirim, a indústria açucareira foi organizada em meados do século XIX, quando, em 1843, Antonio Bento Viana instalou o Engenho Carnaubal, que funcionou com a primeira moenda horizontal ao longo do vale.
No Rio Grande do Norte, o cultivo da cana de açúcar teve início no século XVII. Em Ceará-Mirim, a indústria açucareira foi organizada em meados do século XIX, quando, em 1843, Antonio Bento Viana instalou o Engenho Carnaubal, que funcionou com a primeira moenda horizontal ao longo do vale.
A produção açucareira no município
tomou impulso a partir de 1894 e manteve-se próspera até 1920, período em que
ali foram instalados mais de cinquenta engenhos. Na época Ceará-Mirim se
destacava como principal produtor de açúcar no Rio Grande do Norte, sendo
responsável por 60% da produção. Nessa fase, houve a iniciativa de se
aperfeiçoar o processo produtivo no município, quando, em 22 de agosto de 1912,
o então governador Alberto Maranhão assinou um contrato com Julius Von Sohsten,
negociante estabelecido em Pernambuco, para instalação da primeira Usina
Central.
Seu objetivo era centralizar e
modernizar a produção açucareira, adequando-a às novas exigências do mercado
internacional, incentivando uma mentalidade de caráter empresarial. O projeto
“Usina Central” não foi realizado. No vale do Ceará-Mirim, a partir da década
de 1920, foram implantadas três usinas de pequeno porte: a Guanabara, de
propriedade de Antonio Basílio Dantas Ribeiro, a São Francisco, organizada no
antigo engenho que pertenceu a Manuel Varela do Nascimento – Barão de
Ceará-Mirim – e Ilha Bela, dos herdeiros de José Felix Varela.
Como consequência desse processo, a
imagem político-social do senhor de engenho foi ofuscada pela figura do
usineiro dinâmico, político e catalisador de influências. Diante da nova estrutura
produtiva, muitos senhores, que não dispunham de recursos suficientes para
modernizar suas unidades de produção, passaram à simples condição de
fornecedores de cana-de-açúcar. A agroindústria se consolidava, alterando o
cenário local. Muitos engenhos do município ficaram de “fogo morto”, pois
muitos descendentes das tradicionais famílias ceará-mirinenses passaram a
seguir carreira nos quadros do funcionalismo público.
A industrialização da atividade
açucareira configurou uma nova realidade na produção, que atualmente é
realizada pela Companhia Açucareira Vale do Ceará-Mirim, novo nome da antiga
Usina São Francisco, dirigida por Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo. Dos
vários engenhos existentes no vale, apenas o Mucuripe, de propriedade de Ruy Pereira
Júnior, continua em funcionamento. Sua estrutura, que era organizada para
produzir o açúcar mascavo, tem hoje seu maquinário adaptado para a fabricação
apenas de mel e rapadura.*
terça-feira, 10 de março de 2015
ESTÓRIAS, LENDAS E TRADIÇÕES DE CEARÁ-MIRIM
Antônio Sérgio Medeiros da Silveira
Entre todos os povos, as
lendas formam a tradição viva do pensamento primitivo. Constituem a base dos
contos populares, são transmitidas oralmente e conservadas pelo costume. Elas
crescem com os conhecimentos diários e se incorporam à vida cotidiana.
Em Ceará-Mirim, esse patrimônio de tradições é fruto de inúmeras estórias
cultuadas por gerações e gerações. Refletem o desenvolvimento sócio-econômico e
cultural de seu povo e se vinculam ao florescer da atividade agro-açucareira no
vale. São relatos contados nas dependências dos velhos engenhos. Com o passar
do tempo, foram sendo adoçados e se transformando noutros, misturando-se a
elementos que expressam a formação étnica de seu povo.
Narram os antigos que em um dos engenhos se cometiam perversidades tais que
causavam repulsa até mesmo aos outros proprietários do vale. Eram episódios que
manchavam de vergonha, tamanha a sua crueldade, mesmo numa época em que era
comum a aplicação de castigos físicos aos escravos. Tais castigos, para alguns,
se assemelhavam ao próprio inferno vivenciado na terra.
Dizem que num túmulo do cemitério velho de Ceará-Mirim vive uma gigantesca
serpente, que seria a personificação da antiga senhora desse engenho. Trata-se
da lenda da mulher que virou serpente. Falecida repentinamente, como forma de
tocar o coração do seu esposo e a pedido dos deuses, seu corpo teria se
transformado numa grande serpente que devia ser contida. Seu túmulo foi
concretado e acorrentado devido às grandes rachaduras ali surgidas.
Para os dogmas cristãos, essa transformação traduz a incessante luta entre o Bem e o Mal. Nos livros do Gênesis e de Isaías o Mal é textualmente chamado de Serpentem Tortuosum. Ele age em forma de serpente, representando as forças subterrâneas, misteriosas e identificadas como sendo o espírito das trevas. Por outro lado, essa manifestação reproduz o pecado original com todas as suas desastrosas conseqüências: o Tentador, a Tentação, a Queda e o Castigo, como se refere a Bíblia: Callidis Simum Omnium Animatium.
Para os dogmas cristãos, essa transformação traduz a incessante luta entre o Bem e o Mal. Nos livros do Gênesis e de Isaías o Mal é textualmente chamado de Serpentem Tortuosum. Ele age em forma de serpente, representando as forças subterrâneas, misteriosas e identificadas como sendo o espírito das trevas. Por outro lado, essa manifestação reproduz o pecado original com todas as suas desastrosas conseqüências: o Tentador, a Tentação, a Queda e o Castigo, como se refere a Bíblia: Callidis Simum Omnium Animatium.
O senhor desse engenho exigia de seus escravos cega obediência e eles faziam de
tudo para servi-lo. Segundo Madalena Antunes, no seu livro de memórias,
Oiteiro, “quem tinha negro ruim, vendia ao dono daquele engenho ou, quando
muito, uma simples ameaça era o suficiente para o infeliz, amedrontado, logo
melhorar a conduta”.
Conta-se, ainda, que até os animais reclamavam dos abusos ali praticados. Das estórias narradas, uma se faz presente no cotidiano popular: “o boi que teria falado”. Num certo dia, como noutro qualquer naquele engenho, cansado da lida, um boi teria exclamado: “Não é possível que nem na sexta-feira santa se descanse nessa propriedade”.
Conta-se, ainda, que até os animais reclamavam dos abusos ali praticados. Das estórias narradas, uma se faz presente no cotidiano popular: “o boi que teria falado”. Num certo dia, como noutro qualquer naquele engenho, cansado da lida, um boi teria exclamado: “Não é possível que nem na sexta-feira santa se descanse nessa propriedade”.
Também faz parte do imaginário popular de Ceará-Mirim a estória da baleia que
estaria dormindo num gigantesco berço posto em baixo do altar-mor da matriz.
Conta-se que, após uma salutar disputa entre Santa Águeda e Nossa Senhora da
Conceição, pela escolha da Padroeira da Cidade, Santa Águeda, derrotada, teria
invocado a Deus que aprisionasse aquele animal, libertando-o somente quando as águas
do Rio Ceará-Mirim banhassem a calçada da Matriz.
A lenda da Cabaça é outra narração que faz parte da imaginação popular, sendo
alimentada pela existência de um grande rio subterrâneo que corta a cidade de
ponta a ponta. Segundo os moradores do município, ao se mergulhar um porongo no
Rio do Mudo, na Jacoca, ele é levado pelas águas, surgindo no Olheiro Pedro II,
próximo à estação ferroviária da cidade. Conta-se que esse rio é a fonte
principal a alimentar os olhos d'água do município.
terça-feira, 3 de março de 2015
SOLAR DOS ANTUNES
Artigo do Acadêmico JOSÉ DE ANCHIETA CAVALCANTI (Cadeira número 11), publicado em O GALO – Jornal Cultural, em agosto de 2002.
Ei-lo magnífico, imponente e majestoso, encravado na Praça do Mercado de Ceará-Mirim, abrigando a sede da Prefeitura Municipal.
Construído no auge do ciclo da cana-de-açúcar, seu aspecto retrata um dos períodos mais prósperos da região, quando predominavam os senhores de engenho, dirigindo os destinos do município.
No Solar dos Antunes residiu, parte de sua infância e adolescência, a
sinhá-moça que toda Ceará-Mirim conheceu: dona Maria Madalena Antunes Pereira,
a qual no seu livro “Oiteiro”, edições Pongetti, teve oportunidade de assim
referenciá-lo:
“O sobrado! Templo que recolheu a velhice e os últimos dias daqueles que me deram o ser. Como esquecê-lo?
De suas amplas janelas contemplei por muitos anos, o esmeraldino brilho dos canaviais e aspirei trazido pelo vento o aroma do fumo das chaminés distantes, círios brancos dispersos na toalha verde do vale, quais turíbulos espargindo por toda parte o incenso do trabalho.
“O sobrado! Templo que recolheu a velhice e os últimos dias daqueles que me deram o ser. Como esquecê-lo?
De suas amplas janelas contemplei por muitos anos, o esmeraldino brilho dos canaviais e aspirei trazido pelo vento o aroma do fumo das chaminés distantes, círios brancos dispersos na toalha verde do vale, quais turíbulos espargindo por toda parte o incenso do trabalho.
O sobrado exaltado, anos depois, pelos lampejos mentais de Umberto
Peregrino, que o frequentou muito jovem, assim como Galdino Lima, marciano
Freire, Olavo Montenegro, Raimundo Antunes, João Neto, Alberto Carrilho, Pedro
Varela, Nilo Pereira, Aprígio Câmara, Letício de Queiroz e muitos outros, é,
hoje, apenas querida mansão vazia e silenciosa sem as antigas reuniões
brilhantes e familiares dos seus salões festivos.
Moças e rapazes de duas gerações casaram e envelheceram, dispersando-se
o alado bando de pardais alegres, hoje saudosos e tristonhos...
O sobrado! Símbolo de uma modesta grandeza que passou”.
Tive duas tias que por algum ali residiram: Luiza e Anita Cavalcanti e, quando eu as visitava, subia por suas longas e pesadas sacadas, descortinando da ampla sala de jantar a enorme visão do vale rosa-verde que enfeita a silhueta da casa-grande do Guaporé adormecida em seu silêncio centenário. Que cenário maravilhoso!
O sobrado! Símbolo de uma modesta grandeza que passou”.
Tive duas tias que por algum ali residiram: Luiza e Anita Cavalcanti e, quando eu as visitava, subia por suas longas e pesadas sacadas, descortinando da ampla sala de jantar a enorme visão do vale rosa-verde que enfeita a silhueta da casa-grande do Guaporé adormecida em seu silêncio centenário. Que cenário maravilhoso!
Houve uma época em que o “Solar dos Antunes”, por concessão de seus
herdeiros, serviu para a realização de bailes carnavalescos, recebendo o nome
de sobrado Bahia.
Ali se apresentaram os famosos blocos compostos por jovens da melhor sociedade ceará-mirinense que formaram os blocos das “Bahianas”, dirigido por moças da família Gesteira, e as “Havaianas”, comandadas por Cremilda Varela, que em verdadeiro duelo coreográfico desafiaram-se nos salões do velho solar.
Ali se apresentaram os famosos blocos compostos por jovens da melhor sociedade ceará-mirinense que formaram os blocos das “Bahianas”, dirigido por moças da família Gesteira, e as “Havaianas”, comandadas por Cremilda Varela, que em verdadeiro duelo coreográfico desafiaram-se nos salões do velho solar.
Quem for a Ceará-Mirim, não pode deixar de visitá-lo, pois é uma das
maiores relíquias do período da aristocracia rural ainda existente.
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